[DIY] Short dip dye

Essa semana fiz um dip dye e juro que dessa vez eu fiquei orgulhosa do meu desempenho, gente! Acho que porque esses shortinhos parecem ser bem mais difíceis de fazer do que realmente são. Ficamos babando horas a fio por eles na internet quando, na verdade, poderíamos estar colocando a mão na massa para ter um na gaveta. Foi exatamente assim que eu pensei quando catei um jeans aqui pra customizar, afinal, não custava nada, né? (Mentira, custou uns R$15,00, mas quem vai achar um short desses por menos?). Simbora?

O short escolhido foi esse jeans cinza da Aquamar de cintura alta:

Depois de escolher o shortinho que iria pro abate, comecei a ‘destruí-lo’:

Primeiro, marquei – baseada em outro short – aonde eu achava que iria cortar. É sempre bom cortar um pouco maior porque dá pra diminuir, mas aumentar é mais complicado! Depois disso, fui desfiando a barra do short com a ajuda de uma pinça, deixando esses fios brancos do jeans todos pra fora. Como eu queria um visual bem detonado, fiz rasgos na frente inteira e, pra fazer isso, testei milhões de jeitos. O melhor é fazer um corte horizontal do tamanho que você quiser e depois lixar com uma lixa de parede (das mais fininhas), assim o buraco não fica de um tamanho absurdo – tipo o anormal que eu fiz num dos lados dele, vocês verão. Lixe também algumas outras partes do short, como o cós, bolsos, etc.

Como ele era bem escuro, tive que descolorir. Testei usar o Tiracor da Guarany, mas não fez nem cosquinha no tecido, então mergulhei foi na água sanitária mesmo. Acho que deixei por uns 40 min, não sei ao certo, o melhor é ir olhando de tempo em tempo, quando ele estiver do jeito que você quer, é só tirar do balde e dar uma lavada em água corrente. Ah, a cor abre mais rápido se o balde estiver no sol.

Preparei o tingimento lilás – foi por causa dele que eu demorei séculos, só encontrei pra vender no Centro – e mergulhei a metade de cima nele. Não deixei o tempo que eles mandam, porque segurar durante meia hora o short no fogão não é legal, eu garanto. Mergulhava, deixava um tempinho e olhava. Quando a cor me agradou eu tirei do fogo e lavei o excesso, tomando cuidado pra não cair muito na parte que ainda estava ‘branca’.

Com o pigmento turquesa fiz exatamente a mesma coisa só que, quando gostei da cor, peguei uma escova de dente (velha, mas lavada, pelo amor de Deus) e dei uma escovadinha na transição das duas cores, pra ficar mais sombreado. Depois coloquei no Fixacor, tomando cuidado pra não deitar uma cor sobre a outra no balde. Vai que passa, né?

Hoje finalmente o shortinho estava seco – demorou uns dois dias – e eu fui pregar umas tachinhas. É a parte mais trabalhosa, viu? Pra colocar, é só espetar e fechar essas perninhas com um alicate, tesoura, ou qualquer coisa dura pra não machucar a mão. Como comprei essas redondinhas, deixar tudo alinhado é beeem chato, haja paciência! Tanto que, preciso ser sincera, estou postando o short inacabado aqui. As tachinhas continuarão até o final do bolso haha

O resultado final! Rolaram algumas manchinhas e tem um baita rasgadão aqui do lado direito, mas nada que afete a beleza dele, na minha opinião. Acho que essas imperfeições combinam com o estilo do short.

UPDATE: agora sim, ele prontinho e já desgastado pelo uso :)

shortdipdye

E então, gostaram? Quero ver vocês tentando, hein!

Beijos, beijos

50 comentários sobre “[DIY] Short dip dye

    • Cata uma calça masculina de brechó, que vai custar uns R$5 e você não vai ter pena!
      Eu tenho é que arranjar coragem pra tirar foto de mim haha Não sei fazer pose, ODEIO! Fora que estou sem câmera, né, só com o tablet complica tudo :(

  1. Oi Cléo! Amei e acho que vou fazer também. hehehe

    Mas fiquei com uma dúvida… Eu vi um DIY desses, mas era num blog gringo e ela usava um tingimento diferente, que não sei se vende aqui. Esse que você usou é aquele mesmo que leva ao fogo?

    Igual ao desse post? http://www.temnomeuquintal.com/2012/06/tingiu-ta-nova.html

    Vi que você escreveu que tinha ficar 30 min segurando, então provavelmente é esse. hehehe Só pra ter certeza e não fazer merdinha mesmo. hehehe

    Ficou lindão, vou esperar o look do dia! ;)

    beijos!

    • É esse mesmo, Ju, mas eu fiquei uns 10, 15 minutos só com cada cor! Ih, menina, look do dia vai ser difícil, minha câmera morreu :( vou ver que jeito eu dou nisso. Faz sim! E me manda o resultado ;) beijos

  2. Nossa Cléo, fala sério!! Ficou DEMAIS!! Vou comprar uma calça em brechó só pra fazer hahahah Onde você comprou as taxinhas? Só encontro as que vendem separadas e são um absurdo, tipo 1 real cada.. Imagina se eu precisar de 30? Beijosss

    • Obrigada! Compra uma masculina então, o cos é mais alto e a perna mais larga ;) Comprei na Caçula, que fica na Buenos Aires aqui no Centro, conhece? Paguei R$5 por 100 tachinhas

    • haha, morram de inveja na minha rua, vende taxinhas, cada uma por 15 centavos, e vende um monte de cor pra customizar (:

      • 15 centavos cada? Tá carinha, hein!? Eu comprei um saquinho com 100 dessas douradas no centro do Rio por R$5! Algumas realmente são mais caras e tal, mas a maioria é esse preço :)

  3. Pingback: Customizando short com dip dye e tachinhas | Customização de Roupas, Acessórios e Objetos de Decoração - Customizando.net

  4. Amei ! Ficou muito legal!
    Já vou agora começar a fazer o meu! Muito top! hiihiiii’ ;D
    Adooreii as dicas..

    • Se chama Tingecor da marca Guarany! É muito fácil de encontrar, tem em quase toda papelaria e até em alguns mercados. Só fica de olho se é pro tipo de tecido que você vai pintar ;)

  5. Adorei!! Queria saber qual é a ‘composição’ do short? 100% algodão? Tenho um escuro que é 98% algodão e 2% elastano, tentei descolorir (com água sanitária mesmo) e não aconteceu nada!! :(

    • O meu era 100% algodão sim, o que facilita as coisas. Mas, de qualquer forma, era pra ter clareado, mesmo que fosse menos ou mais devagar que o de tecido totalmente natural. Experimenta mudar a marca da água sanitária, as vezes funciona.

  6. Cléo, ficou lindo e maravilhoso!!! Mas haja paciência para arrebentar o short todo!! Fiz isso em um meu e acho que é milhões de vezes mais fácil se estrupiar toda no chão com o short! Poupa o trabalho de destruí-lo! (Brincadeira não sou tão masoquista assim!!! kkk). Só deve fazer uma bagunça né? Mas achei um barato e postei lá no meu blog, dá uma conferida http://ochadas5inco.blogspot.com.br/2012/11/invencionices-short-dip-dye-tutorial.html

    Bjos sucesso!

    • Hahaha, nem deu taaaanto trabalho assim. Testei várias formas, mas a mais fácil (e bonita, na minha opinião) é dar um corte com a tesoura e passar a lixa de leve só pra dar uma desgastada. É super tranquilo :) E sim, faz uma super bagunça no quarto! Depois tem que rolar uma senhora vassoura rs. Ah, adorei :) Obrigada! Volte sempre, beeijos

  7. Oie, então, eu tenho um short rosa que é um tecido bem durinho identico a jeans, mas não sei qual é, e é o ÚNICO que me serve agora, pq fiz dieta e so ele é tamanho 36 aqui :( enfim. Ele é bem rosa, um pink mesmo e queria saber se preciso descolorir? Queria deixar ele igual o seu mas no tom rosa em cima e roxo em baixo, e se funciona nesse tipo de tecido. E eu morro de medo de rasgar ele, da pra rasgar sarja? me ajude flor :(

    • No seu caso não tem necessidade de descolorir não! O roxo tinge o rosa muito bem, vai ficar um degradê lindo :)
      Sarja (o que provavelmente é o tecido do seu) pode rasgar sim com água sanitária, mas só quando o short tá bem usadinho. Sabe quando o tecido tá até molinho? Então. Mas relaxa que não vai ser o seu caso haha
      E parabéns pela dieta bem sucedida! Estou precisando de uma rs
      Beijos

  8. Achei lindo Cléo eu tenho 45 anos queria fazer um pra mim mais comprido e sem rasgos o que vc acha, to velha pra isso/

    • Primeiro de tudo, acho que devemos usar o que nós faz sentir bem. Mas, de qualquer forma, você mesma fez as alterações que eu faria pro seu caso. Acho que o efeito dip dye não tem idade, é só saber como usar :)

    • Ela até vai pintar, mas provavelmente não tão bem quanto num tecido 100% natural. Pode ser que fique mais claro do que o desejado ou até dê uma manchadinha. Se eu fosse você, tentava num outro short!

    • Eu não sei onde você mora, mas vendem em muitas lojas de aviamento por aí. Numa cidade média ou grande, é fácil achar. Se você é do interior, procure uma lojinha online. Nunca tive experiência com nenhuma, então não posso indicar, mas é só dar aquela googlada :)
      Beijos

Deixe um comentário

