Guia de pincéis

Logo quando comecei a me interessar por blogs de moda e beleza, lá pelos meus 14 anos, via tutoriais de maquiagens no Youtube, percebia que todas as ‘gurus’ usavam 30 pincéis diferentes e nenhum era uma daquelas esponjinhas que vêm nos estojos dos produtos. Tentava imitar em casa e não chegava nem aos pés delas, lógico que por não ter prática, mas principalmente porque eu não tinha nem um mísero pincel de blush em casa. Parece bobeira, mas não é, os pincéis realmente fazem uma grande diferença!

Resolvi montar meu kit, mas no Brasil era um pouco complicado – hoje já se acha pincéis bem razoáveis na Contém 1g e no Boticário -, ou eram os mais vagabundinhos de camelô ou os da MAC (rárá). Pesquisei bastante sobre quais eram os mais básicos de se ter e onde eu poderia comprar uma boa qualidade por um preço razoável.

Minha coleção atual :)

Acho que vou começar falando dos pincéis em si. Tenho um pouco mais do que o básico, porque comprei quase todos juntos – explico isso daqui a pouco – , mas vou falar sobre a função de cada um deles e sinalizo o que é, na minha opinião, ideal de se ter, ok!? Vamos aos trabalhos:

Meus pincéis estão sujinhos, shame on me!

1 – Pincel de pó (básico): é o grandão que você sempre vê nos kits. É importante que ele seja bem macio, pra não irritar a pele, e o maior possível, pra que o acabamento fique bem natural.

2 – Pincel para blush/bronzer: é um pouco menor do que o de pó. De novo, é importante que ele seja macio e que o tamanho seja médio, isto é, não pode ser tão pequeno que você precise fazer movimentos enormes pra se maquiar, nem tão grande que você acerte mais lugares do que gostaria. Eu uso esse de domo arredondado mais pra aplicar bronzer.

3 – Pincel para blush/bronzer: exatamente a mesma coisa que o número 2, com a diferença de ser angular. Prefiro esse pra passar blush porque acho que o formato ajuda a aplicar o blush de uma forma mais natural.

_____ Escolha um desses dois pra fazer parte do seu kit básico, o que você acha que se adaptaria melhor. Eu escolheria o número 3 _____

4 – Duo Fiber(esse é o 187 da MAC): é feito com uma combinação de fibras sintéticas e naturais, de tamanhos e espessuras diferentes (cuidado pra não cair no conto da carochinha e comprar um que tenha a ponta apenas pintada de branco!). Uso principalmente pra aplicar base, o acabamento fica bem levinho e natural, mas se sua pele é complicadinha, você deve precisar aplicar mais de uma camada pra um resultado legal. É ótimo pra aplicar qualquer produto cremoso ou líquido.

5 – Pincel de base: tem cerdas compridas e firmes, é o mais fácil de achar um legal aqui no Brasil. Espalha o produto bem rápido, mas exige certa atenção no acabamento (as vezes faz ‘linhas’ na pele). Por isso, eu gosto de usar ele e depois dar o acabamento com o duo fiber.

________ Escolha um desses dois pra fazer parte do seu kit básico. Se você pode gastar mais um pouquinho, recomendaria o duo fiber pelo melhor acabamento, mas o de base não te deixa na mão não! ________

6 – Pincel de corretivo: é igual ao pincel de base, mas bem menor. Na realidade,  é ótimo pra qualquer produto cremoso, mas pelo tamanho eu gosto de usar para tapar minhas imperfeições. Na maioria dos dias, aplico corretivo com os dedos (assim como qualquer outro ‘creme’), só uso ele em dias de maquiagem mais elaborada mesmo.

7 – Pincel de contorno: um pincel de blush angular em miniatura. Só tenho porque veio no meu conjunto, já que eu não sou muito chegada em fazer contornos no rosto. De qualquer forma, ele é muito bom pra esse fim, tem a consistência e o tamanho ideal pra aplicar a cor e esfumar bem.

8 – Pincel grande de sombra: tem cerdas pequenas, nem muito firmes ou macias demais. É bom pra aplicar sombras em pó, deposita bem a cor. Dependendo do tamanho, pode ficar grande demais pro seu olho, dificultando a pintura.

9 – Pincel de sombra ‘lápis’: é pequeno, firme e tem a ponta mais fininha, dando sua forma de lápis (dãr). Muito bom pra marcar o côncavo, iluminar o canto interior dos olhos ou abaixo da sobrancelha.

10 – Pincel de esfumar (básico): as cerdas são mais compridas do que o de sombra e bem mais macias, têm movimento, sabe? Considero fundamental porque esfumar o final da cor e a junção entre duas cores é o que, quase sempre, dá o melhor acabamento na sua maquiagem. Você pode até tentar o dedo ou um cotonete, mas o resultado nem se compara.

11 – Pincel para delinear: bem pequeno, angular e com as cerdas firmes. Ótimo pra delinear os olhos com delineador cremoso ou sombras (pra ficar mais forte, é só dar uma umedecida nele). Fiquei na dúvida se é básico ou não, mas como a maioria usa delineador líquido, que já vem com pincel, achei melhor não.

12 – Pincel para sombras cremosas(?): tem as cerdas finas, mas é largo e pequeno. Pela consistência, seria ótimo pra usar produtos cremosos, mas o formato esquisito atrapalha. Só coloquei aqui porque veio com os outros, não gosto dele.

13 – Pincel para sombras cremosas: exatamente igual ao de corretivo, mas um pouquinho menor. Logo assim que meus pincéis chegaram, vi que o n° 12 não me agradava e comprei esse numa farmácia daqui. Custou uns R$10,00 e cumpre bem sua função.

14 – Pincel pequeno de sombra (básico): Igual ao n° 8, mas bem menor. Coloquei esse ao invés do outro no ‘kit de sobrevivência’ exatamente pelo tamanho. Com esse é mais fácil de lidar com a sombra e ainda dá pra fazer uns detalhes, como iluminar o canto externo, marcar côncavo, delinear abaixo da linha d’água, etc.

15 – Escovinha de sobrancelhas: de um lado vem um pentinho e do outro uma escova bem durinha. Ok, é legal ter pra arrumar possíveis pelinhos rebeldes, mas acho que só a escovinha de uma máscara incolor resolve. Todos são iguais ao que você acha no camelô por R$3,00, então…

16 – Pincel ‘leque’: tem cerdas médias, vai abrindo pras pontas. Usado pra tirar sujeiras como aquela sombra preta que cai quando você faz um olhão ou pra aplicar o iluminador. Dispenso totalmente.

17 – Pincel de lábios(básico): no mesmo esquema do de corretivo e sombras cremosas, só que bem mais fininho. Considero indispensável pra quem gosta de batons mais escuros. Não sei vocês, mas tenho problemas pra contornar minha boca decentemente só com a bala do batom.

Ufa! Recapitulando o kit que eu considero básico, porque depois disso tudo a chance de esquecer é grande (claro que isso varia com o seu perfil, mas acho que esses são os mais ‘gerais’):

. Pincel de pó

. Pincel de blush

. Pincel de base

. Pincel de aplicar sombra pequeno

. Pincel de esfumar sombra

. Pincel de lábios

Dito isso tudo, vamos aonde comprar. Os mais firmes são fáceis de achar e podemos comprar um bom em uma farmácia, por exemplo, porque eles não têm muito mistério. Já os mais macios ainda são uma dificuldade de encontrar barato, infelizmente.

Como eu comentei no início do post, o Brasil já fez bons avanços quando se trata da venda de pincéis, mas os preços continuam salgadinhos quando avaliamos a qualidade. É cobrado em média, R$40 em pincéis pra rosto e R$20 nos de olhos na Contém 1g e no Boticário que vendem produtos bons, mas não são nenhuma Brastemp. Acho muito mais válido comprar em sites gringos que entregam no Brasil como a Coastal Scents (o duo fiber deles me gera dúvidas) ou a Sigma. Esse meu conjunto (todos das fotos acima, menos o duo fiber e o de sombra cremosa) é da Coastal Scents, custou U$40+ uns U$10 de frete, não fui taxada, chegou em menos de um mês e os pincéis são ótimos de verdade! Já ouvi falar de pessoas que tiveram problemas com o site, mas comigo foi tudo perfeito, mesmo assim aconselho a dar uma pesquisada na internet por precaução. Na Sigma, os pincéis são um pouco mais caros, mas só escuto maravilhas do site, já experimentei os produtos e são bons demais, então deve valer a pena, né?

Para terminar, ideias de como guardar seus filhos – porque depois disso tudo você não vai querer eles largados por aí, né?

Pra ficar mais fácil no meu dia a dia, comprei areia colorida (daquela que colocam em arranjos de flor), joguei numa latinha bonitinha e espeto todos os meus pincéis ali. Acho legal guardar num armário pra eles não ficarem pegando poeira. Se eu precisar carregá-los pra rua, uso o estojinho que veio com eles, tem uma casinha pra cada um, fica bem arrumadinho e compacto!

Voilà!

É isso, meninas, espero que meu guia possa ajudar vocês com seus pincéis. Depois me contem suas experiências com as ferramentas ;)

Um beijo

5 comentários sobre “Guia de pincéis

  1. Adorei suas dicas ! O blog tá lindo, vejo sempre. Ah , e o pincel n 12 eu ja vi em tutoriais sendo usado para esfumar delineado ou passar sombra rente a raiz dos cilios inferiores por ele ser bem durinho. Eu acho que ele serve mais pra isso hahah beijooo

    • Acho ele muito duro pra esfumar qualquer coisa e largo demais pra passar nos cílios inferiores, a chance de borrar é enorme! Realmente não gosto dele pra nada :(
      Obrigada, linda :D

  2. Tenho um estojo com todos esses pincéis que comprei uma vez na 25 de março, foi tipo 15 reais. HAHAHA Quebra o meu galho, mas realmente não é nenhuma maravilha. Agora fiquei tentada em comprar esse estojo da Coastal Scents que vc tem. O posto ajudou mt as perdidas em maquiagem que nem eu, Cléo.

  3. Adorei o post! Excelente pra quem tá começando a entender os truques da maquiagem, como eu, e ainda tá (muito) perdida com a qtde de pincéis! Obrigada.

    • Eu sei exatamente como é isso, fui entendendo a medida que via trilhões de tutorias e praticava.
      Resolvi facilitar a vida de quem tá se interessando agora ;) haha
      Nada, volte sempre!

Deixe um comentário

