[Último dia de workshop] Renovando acessórios

Oi, meninas, tudo bem? Sexta foi o último dia do Caixa de Ferramentas (já estou com saudade!) e, como eu falei no post passado, a oficina foi sobre acessórios. Sapatos, bolsas, cintos e bijouterias, tudo podia ser customizado! Eu só pensei em sapatos pra transformar, mas não quis levar porque achei que eles não secariam a tempo e eu faria cagadinha na volta. Ou seja, fiquei lá ajudando quem tinha muito trabalho pra fazer e absorvendo informações pra usar em casa.

O que mais foi discutido foi como renovar sapatos, já que são os que se destroem primeiro, né!? Mas todas as técnicas se encaixam em bolsas e cintos, afinal os materiais são basicamente os mesmos. Aprendemos ‘glitterização’, pinturas com esmalte, tinta couro, tinta de tecido e verniz. Para as pinturas usamos basicamente o mesmo processo: limpamos bem o sapato, passamos uma camada de tinta, esperamos secar e, em seguida, passamos a outra. Se a intenção não for pintar o sapato inteiro, protegemos o que não deve pegar tinta com fita crepe; com o esmalte é preciso usar um pincel macio para não marcar e depositar o produto aos poucos num pote, porque seca muito rápido! Ah, caso você ache que o sapato precisa de mais brilho depois da pintura, aplique um verniz normal ou brilhante. Não tirei nenhuma foto de sapatos pintados com esmalte, mas achei uma imagem na internet que retrata um ótimo uso dele:

Renovando uma sandália nude sem graça – Foto: Reprodução

Com certeza você já achou algum DIY na internet sobre como fazer um sapato todo trabalhado no glitter, né? Eu também já tinha visto e todos mandam fazer uma  pasta de cola e glitter e, bom, segundo as meninas da oficina isso não dá certo. Elas fizeram, foram usar o sapato e placas brilhosas iam caindo pela rua até que não sobrou nada do glitter. Para evitar esse desastre, use verniz os invés de cola, ele segura melhor a pintura e é a prova d’água. Assim como na pintura, é só colocar uma camada da mistura, esperar secar, passar a segunda e depois de tudo seco finalizar com verniz normal ou brilhante. Olha só o resultado:

Foto: Fábio Lopes / Edição: Cléo Santiago

Ah, vale ressaltar que, em qualquer técnica, se a cor da peça for muito diferente da que você quer colocar, é melhor pintar uma base branca pra não atrapalhar o resultado final! Já estou com a transformação de dois sapatos na cabeça, só tenho que comprar dois vidrinhos de esmalte e tinta couro porque não tem aqui em casa. Ainda essa semana posto minhas ‘artes’ aqui pra vocês.

Beijos, bom finalzinho de domingo :)

Anúncios

4 comentários sobre “[Último dia de workshop] Renovando acessórios

  1. Adorei a dica. Tenho uma sandália beje aqui também que não curto muito, mas como ganhei da minha madrasta não quero passar adiante e também não me sinto muito inspirada para usa-lo. Vou tentar customizar, mas não tenho sua habilidade, veremos no que vai dar… rs. Bjo Cleo.

    • Te juro que pintar é muito fácil! Só lembra de isolar com fita crepe o que não for pra ser pintado, hein!? Procura na internet imagens de sandálias coloridas pra dar uma inspirada e pira! Depois quero ver como ficou :)
      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s